Data: 24 de novembro de 2016

NOTÍCIAS

  • Fiat Uno 2017 estreia os motores 1.0 e 1.3 Firefly a partir de R$ 41.840

  • Depois de descontinuar o Uno Mille e lançar o Mobi – tido como possível sucessor do Uno -, neste ano, a Fiat mostrou que a família Uno ainda pode se reinventar e surpreender o mercado brasileiro, onde a linha tem uma carreira vitoriosa há décadas. Recheado de novas tecnologias, as seis versões lançadas para 2017 – todas em carroceria quatro portas – carregam o novo motor Firefly Fabricado, exclusivamente, na unidade mineira da montadora, o Firefly é o motor mais moderno da Fiat Chrysler Automobilies (FCA) – dona mundial da Fiat e outras marcas – na categoria, segundo o presidente da FCA na América Latina, Stefan Ketter. Para alcançar esse patamar, a planta de Betim também foi reformulada e modernizada e os operários treinados para lidarem com essa tecnologia de ponta. Inéditos, os novos motores Firefly foram desenvolvidos localmente mas são considerados globais. Pertencentes à nova família GSE, foram concebidos para compartilhar o maior número de componentes possível. Não é à toa que os dois têm cilindros do mesmo tamanho. Outra particularidade é que os dois têm duas válvulas por cilindro, ou seja, ou 1.0 tem seis válvulas e o 1.3 oito válvulas. Nas configurações 1.0 em três cilindros e 1.3 em quatro cilindros, o Firefly promete maior torque, aliado a baixo consumo de combustível, além de reduzido nível de emissões de poluentes. O novo queridinho da FCA Latam também se compromete a ter um baixo custo de manutenção, um dos motivos é o uso da corrente no lugar da troca da correia dentada. As outras novidades do Uno 2017 ficam por conta da ampla tecnologia investida na família. A direção antes hidráulica agora é elétrica de série em todas as seis versões. Há ainda controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TC), assistência de partida em rampa (Hill Holder), sistema antideslizamento ASR, partida assistida (Tip Start), novos pneus superverdes, entre outros, que são acrescentados conforme o modelo escolhido. O Fiat Uno 2017 aumentou também a oferta do Start e Stop, que agora vem de série em todas as versões com motor 1.3, inclusive as equipadas com câmbio Dualogic. Os acessórios dos motores Firefly também são otimizados. Enquanto o óleo é o fino 0W20, a bomba de óleo tem deslocamento variável, ou seja, altera o seu fluxo de acordo com a necessidade do motor. Já o alternador faz a recarga da bateria apenas nos instantes em que a energia cinética do veículo seria desperdiçada, como nas desacelerações e reduções de velocidade, algo importante pelo fato de os motores 1.3 serem dotados de tecnologia start-stop de série. Segundo a Fiat, o Uno com motor 1.0 tem as seguintes marcas de desempenho: 0 a 100 km/h em 12,5 segundos (etanol) e 13,6 segundos (gasolina), com máxima de 157 km/h (etanol). O consumo com etanol seria de 9,24 km/l (urbano) e 10,4 km/l (rodoviário). Com gasolina, os números seriam de 13,11 km/l (urbano) e 15,14 km/l (rodoviário). Já o 1.3 faria o 0 a 100 km/h em 10,6 segundos (gasolina) e 9,8 segundos (etanol), com máxima de 177 km/h. O consumo com etanol seria de 9,17 km/l (urbano) e 10,14 km/l (rodoviário); com gasolina, as marcas seriam de 12,89 km/l (urbano) e 14,05 km/l (etanol). O Uno 2017 também estreia direção elétrica de série, mas sistemas como controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TC), assistência de partida em rampa (Hill Holder), sistema antideslizamento ASR e partida assistida (Tip Start) só aparecem em algumas configurações.

    Novo, mas nem tanto Além de mudanças na dianteira, o Uno 2017 tem novas rodas em liga leve para as versões Way e Sporting e novas faixas para a Sporting. Por dentro, recebeu novos grafismos para o quadro de instrumentos com display LCD de 3,5 polegadas e opcionais como central multimídia com tela de 6,2 polegadas, câmera de ré, retrovisor elétrico com função tilt down, volante multifuncional e paddle shift para as versões Dualogic. Desde a versão Attractive 1.0 Flex, o Uno oferece ar condicionado, direção elétrica, faróis de neblina, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros com one touch, trava elétrica nas portas, display LCD equipado com computador de bordo e volante multifuncional para comando das funções do computador de bordo, entre outros equipamentos. Mais moderno e bonito Externamente, o Uno 2017 chega com um visual mais moderno e bonito. Ele ganhou novas grades e para-choque dianteiro, além de rodas em liga leve para as versões Way e Sporting e novas faixas para a Sporting. O já sofisticado e consagrado interior, totalmente remodelado recentemente, recebeu novos grafismos para o quadro de instrumentos com display LCD de 3,5 polegadas em alta resolução, complementado por itens de conforto e conveniência como central multimídia com tela de 6,2 polegadas, câmera de ré, retrovisor elétrico com função tilt down, volante multifuncional, computador de bordo e paddle shift para as versões Dualogic. O recheio de tecnologia e o “coração” mais moderno do grupo tem preço. E eles alcançam, algumas versões até ultrapassam, a dos que a FCA está considerando como concorrentes, como o HB20 (Hyundai). Disponível nas concessionárias da Fiat no Brasil a partir de novembro.
  • Preços - Fiat Uno 2017
  • Attractive 1.0 M/T R$ 41.840 Way 1.0 M/T R$ 42.970 Way 1.3 M/T R$ 47.640 Way 1.3 Dualogic R$ 51.990 Sporting 1.3 M/T R$ 49.340 Sporting 1.3 Dualogic R$ 53.690

    Página Principal