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Toyota Etios: Modelos sedã e hatch ganham novo visual externo

Modelos sedã e hatch ganham novo visual externo desenvolvido pelo centro de design da Toyota no Brasil Estas são as principais diferenças do Toyota Etios 2017 no Brasil: interior e transmissões
  • Diferenças
  • Quando a Toyota Etios começou sua carreira no Brasil, em setembro de 2012, teve seu preço fixado muito baixo pelo que ele oferecia porque era considerado feio como o diabo.O ano passado foi especial para o Toyota Etios. O compacto recebeu as maiores mudanças desde que foi lançado e, com isso, sua carreira finalmente começou a deslanchar. Se, nos primeiros anos de vida do modelo, o aspecto espartano da cabine não ajudava o consumidor a engolir as linhas pouco inspiradas da carroceria, tudo mudou em abril de 2016. A Toyota elevou a potência dos motores 1.3 e 1.5 (em 8 cv e 11 cv, respectivamente), os novos instrumentos digitais deixaram o painel menos pobre e a nova opção de câmbio automático lhe abriu um nicho promissor. O Toyota Etios é um dos carros que mais sofreram mudanças desde sua estreia no mercado brasileiro. Em pouco mais de quatro anos, o carro já mudou as rodas, a tonalidade do painel, o volante, o painel de instrumentos, detalhes de acabamento no interior, a motorização, o câmbio, parte dos bancos… E desta vez, o modelo compacto traz uma nova dianteira, que até então estava disponível apenas nas versões Ready e Platinum e agora passa a ser oferecida em todas as configurações “civis” (o modelo Cross segue com a aparência antiga), como principal novidade para a linha 2018. A dianteira do Etios 2018 traz como destaque a nova grade, com formato mais afilado e o logotipo da Toyota no centro, além do para-choque com formato mais pronunciado e um detalhe em plástico preto central como destaque. O para-choque traseiro também é novo. Além disso, a versão XLS passa a oferecer saias laterais (antes disponível apenas na Platinum), enquanto a Platinum ganhou um detalhe cromado na grade dianteira e tapetes de carpete. Como resultado, as vendas do Etios tiveram um incremento de 10% em 2016 (com 67.768 unidades, ante 61.369 em 2015), mesmo com o mercado todo em queda. O interior, com um painel de instrumento de chorar, com erros de paralaxe consideráveis em sua leitura, foi, de longe, a pior parte do carro. Com o tempo, sua robustez e o baixo consumo de combustível ganharam alguns fãs e vendas razoáveis, mas nem mesmo próximas das que a Toyota estimava que teria. O modelo 2017 do carro não mudou significativamente em seu exterior, mas o interior foi modificado em seus piores partes, o que pode garantir mais vendas até que o carro é substituído por algo mais bonito. Um painel de instrumentos digital e uma transmissão automática podem ajudá-lo muito. Olhe abaixo e diga-nos se ele teria alguma chance se não fosse um Toyota… Curiosamente, Akio Nishimura, engenheiro-chefe do Etios, me disse pessoalmente no circuito de Gamagori, no Japão, que o carro, baseado na plataforma EFC, seria vendido apenas na Índia e no Brasil. Um modelo mais sofisticado sobre a mesma plataforma estava previsto para a China porque o consumidor chinês seria muito mais exigente do que os brasileiros e indianos, segundo o engenheiro. E a verdade é que o Etios só fazia sentido com um preço muito baixo. Algo que o novo modelo do carro viu de longe. E ignorou. O Etios mais barato à venda, o apertado hatchback X 1.3 com uma caixa manual de 6 marchas, custa R$ 43.990, ou US$ 12.400. É isso que a Nissan cobra por um novo Versa nos EUA, um carro mais espaçoso e mais forte. O Etios costumava custar R$ 41.890. Quando este modelo recebe a transmissão automática de 4 marchas (sim, 4…), seu preço sobe para R$ 47.490, ou US$ 13.400. Seu motor 1.3, agora produzido no Brasil, oferece 72 kW (98 cv) a 5.600 rpm com etanol e 65 kW (88 cv) com gasolina com a mesma rotação do motor. A potência mais alta do motor 1.3 anterior era 66 kW (90 cv). O torque é respectivamente de 126 Nm e 121 Nm a 4.000 rpm. O motor do Versa, para efeito de comparação, é um 1.6 de 4 cilindros que entrega 81 kW (110 cv) nos EUA. Enquanto o hatchback Etios tem 3,77 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,51 m de altura e uma distância entre eixos de 2,46 m, o Versa tem 4,49 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,51 m de altura e uma distância entre eixos de 2,60 m. O Etios mais caro usa a carroceria sedã e vem na versão XLS, equipada com a transmissão automática de 4 velocidades e o motor 1.5 de 4 cilindros. É vendido por R$ 60.295, ou US$ 17.000. Um pouco menos que um Honda Civic (US$ 18.640), um Jeep Renegade (US$ 17.995), um Mazda3 (US$ 17.845) ou um VW Jetta (US$ 17.680) nos EUA. Nenhum banco de couro explica esses preços. O novo motor 1.5 oferece 79 kW (107 cv) com etanol e 75 kW (102 cv) com gasolina a 5.600 rpm. O torque é de 141 Nm e 137 Nm, respectivamente, a 4.000 rpm. O Etios Sedan é um carro espaçoso, mesmo com uma distância entre eixos de 2,55 m. Tem 4,27 m de comprimento e compartilha a maioria das outras medidas com o hatchback, fora o tamanho de seu porta-malas: 562 l, contra 270. Como já mencionamos, as principais alterações no carro estão relacionadas às transmissões e ao painel de instrumentos. Deve ser muito mais fácil de ler do que o que você vê abaixo. Por fim, houve um enxugamento na oferta de versões. A opção de câmbio manual passou a ser oferecida apenas nos catálogos X e XS; para todo o resto da linha, agora há apenas a transmissão automática de quatro velocidades, introduzida em 2016 – e que já responde por quase 60% das vendas do modelo. Lançada como série especial no ano passado, a opção Ready ainda continua à venda, mas seu destino é incerto. A marca vai avaliar se ainda faz sentido mantê-la depois que o seu antigo diferencial, a dianteira renovada, foi estendido para toda a linha. A expectativa da Toyota é que hatch e sedã, juntos, vendam 70 mil unidades em 2017 - uma alta modesta sobre os 67.768 exemplares emplacados no ano passado.
  • Os preços do Toyota Etios 2018 são os seguintes:
  • Etios hatch X 1.3 manual - R$ 45.990 X 1.3 automático - R$ 50.890 XS 1.5 manual - R$ 51.190 XS 1.5 automático - R$ 56.090 Ready 1.5 automático - R$ 59.840 XLS 1.5 automático - R$ 61.390 Cross 1.5 automático - R$ 64.290 Platinum 1.5 automático - R$ 64.990 Etios sedã X 1.5 manual - R$ 50.690 X 1.5 automático - R$ 55.590 XS 1.5 manual - R$ 53.990 XS 1.5 automático - R$ 58.890 XLS 1.5 automático - R$ 64.190 Platinum 1.5 automático - R$ 68.390
  • Confira o conteúdo de equipamentos de cada versão:
  • X Computador de bordo, direção elétrica, ar-condicionado, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, abertura e fechamento das portas por controle remoto na chave, para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro, alarmes de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, travas elétricas e rodas de aço de 14" com calotas. XS Itens de série da versão X, mais sistema de áudio com leitor de MP3, conexão por Bluetooth, entradas auxiliar e USB e comandos no volante, controle de velocidade de cruzeiro (apenas na opção com transmissão automática), abertura do porta-malas por botão, bancos com tecido em duas cores, apoio de braços acoplado ao banco do motorista (somente na versão automática) e função EcoWallet (permite ao motorista inserir no computador de bordo o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo do custo de uma viagem). Ready Itens de série da versão XS, mais central multimídia com leitor de DVD, conexão Bluetooth, TV digital e navegador GPS integrado, bolsa organizadora e tapetes para porta-malas, suporte para bolsas/mochilas, sensor de estacionamento traseiro. XLS Itens de série da versão XS, mais sistema de áudio com tela sensível ao toque e possibilidade de espelhamento de smartphones, rodas de liga leve de 15", faróis de neblina, retrovisores externos com repetidores de luzes de seta integrados, bancos e volante com revestimento que imita couro. Cross Itens de série da versão XLS, mais os seguintes itens exclusivos: rodas de liga leve, costura dos bancos e tapetes internos. Platinum Itens de série da versão XLS, mais central multimídia com leitor de DVD, conexão Bluetooth, TV digital e navegador GPS integrado, rodas de liga leve de 15" com desenho esportivo, manopla de câmbio revestida de couro, lanterna traseira com máscara negra, detalhe cromado na grade, defletor traseiro (apenas na versão sedã) e tapetes de carpete.

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