Data: 27 de setembro de 2016

NOTÍCIAS

  • Fiat apresenta novo Uno Way 2017; novo motor 3 CILINDROS é o destaque

  • Depois de descontinuar o Uno Mille e lançar o Mobi – tido como possível sucessor do Uno -, neste ano, a Fiat mostrou que a família Uno ainda pode se reinventar e surpreender o mercado brasileiro, onde a linha tem uma carreira vitoriosa há décadas. Recheado de novas tecnologias, as seis versões lançadas para 2017 – todas em carroceria quatro portas – carregam o novo motor Firefly Fabricado, exclusivamente, na unidade mineira da montadora, o Firefly é o motor mais moderno da Fiat Chrysler Automobilies (FCA) – dona mundial da Fiat e outras marcas – na categoria, segundo o presidente da FCA na América Latina, Stefan Ketter. Para alcançar esse patamar, a planta de Betim também foi reformulada e modernizada e os operários treinados para lidarem com essa tecnologia de ponta. Nas configurações 1.0 em três cilindros e 1.3 em quatro cilindros, o Firefly promete maior torque, aliado a baixo consumo de combustível, além de reduzido nível de emissões de poluentes. O novo queridinho da FCA Latam também se compromete a ter um baixo custo de manutenção, um dos motivos é o uso da corrente no lugar da troca da correia dentada. As outras novidades do Uno 2017 ficam por conta da ampla tecnologia investida na família. A direção antes hidráulica agora é elétrica de série em todas as seis versões. Há ainda controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TC), assistência de partida em rampa (Hill Holder), sistema antideslizamento ASR, partida assistida (Tip Start), novos pneus superverdes, entre outros, que são acrescentados conforme o modelo escolhido. O Fiat Uno 2017 aumentou também a oferta do Start e Stop, que agora vem de série em todas as versões com motor 1.3, inclusive as equipadas com câmbio Dualogic. Test drive À convite da Fiat, a reportagem do CORREIO de Uberlândia testou duas versões do novo Uno 2017, na última sexta-feira (16), em Belo Horizonte. Foram 26 km rodados no modelo Way 1.3 Dualogic, saindo do Estádio Mineirão até a Cidade Administrativa e voltando ao local de origem. O novo motor Firefly de quatro cilindros responde bem às arrancadas e às retomadas na rodovia. Para cidades onde há transtornos com o engarrafamento, o sistema Start e Stop é de grande valia. Após três segundos com o pé no freio, ele é acionado e ao mínimo sinal de retirada do pedal, o motor é religado. De acordo com a montadora, o sistema gera uma economia de 20% de combustível. Já a versão Way 1.0 em três cilindros foi testada em um percurso de 15 km percorridos pelo Mineirão, UFMG e arredores da lagoa da Pampulha. O carro apresentou um pouco de dificuldades em subidas íngremes com o ar-condicionado ligado. Ademais, teve bom desempenho. Para amantes de motor, o Firefly 1.0 apresenta o típico barulho de três cilindros quando forçado. Em relação ao espaço interno, os veículos apesentam bom conforto tanto para motorista quanto para passageiros. Contudo, no banco traseiro pode não ser tão confortável em uma viagem com três pessoas. O apoio de braço retrátil do lado direito do motorista é uma ótima ferramenta, principalmente, para as versões com câmbio manual. Contudo, precisa ser levantado a cada vez que se vai puxar ou soltar o freio de mão, o que para alguns condutores pode acabar se tornando um transtorno. Mais moderno e bonito Externamente, o Uno 2017 chega com um visual mais moderno e bonito. Ele ganhou novas grades e para-choque dianteiro, além de rodas em liga leve para as versões Way e Sporting e novas faixas para a Sporting. O já sofisticado e consagrado interior, totalmente remodelado recentemente, recebeu novos grafismos para o quadro de instrumentos com display LCD de 3,5 polegadas em alta resolução, complementado por itens de conforto e conveniência como central multimídia com tela de 6,2 polegadas, câmera de ré, retrovisor elétrico com função tilt down, volante multifuncional, computador de bordo e paddle shift para as versões Dualogic. O recheio de tecnologia e o “coração” mais moderno do grupo tem preço. E eles alcançam, algumas versões até ultrapassam, a dos que a FCA está considerando como concorrentes, como o HB20 (Hyundai). Disponível nas concessionárias da Fiat no Brasil a partir de outubro, o Uno 2017 custa entre R$ 41,84 mil e R$ 53,69 mil. As seis versões são: Attractive 1.0 Flex (R$ 41.840); Way 1.0 Flex (R$ 42.970); Way 1.3 Flex (R$ 47.640); Sporting 1.3 Flex (R$ 49.340); Way 1.3 Flex Dualogic (R$ 51.990); e Sporting 1.3 Flex Dualogic (R$ 53.690).

    Página Principal